20190615_145518.jpg

Piano

Piano é um instrumento musical de cordas percutidas, munido de um teclado e de uma grande caixa de ressonância. O som é produzido pela pressão das teclas que acionam martelos de madeira revestidos de feltro que, por sua vez, fazem percurtir as cordas. É dotado de dois pedais: o direito, quando pressionado, permite que as cordas permaneçam vibrando, mesmo que as teclas deixem de ser tocadas; o esquerdo, também chamado surdina, serve para diminuir o brilho da sonoridade. O primeiro piano foi fabricado pelo italiano Bartolomeu Cristofori.

Quase todos os pianos modernos têm 88 teclas(sete oitavas e mais um pouco A0 a C8). Muitos pianos mais antigos têm 85(de A0 a A7), enquanto alguns fabricantes estendem a área em ambas as direções.

piano de cauda
piano de armário
piano digital

Piano de Cauda

Os pianos de cauda têm a sua armação e cordas na horizontal, com as cordas estendidas para lá do teclado. Isto evita os problemas inerentes num piano vertical, mas ocupa muito espaço e precisa de uma divisão grande. Existem vários tamanhos. Os modelos variam, mas de uma forma geral podemos distinguir o “concert grand piano” com aproximadamente 3metros; o “grand piano” com aprox. 1.8metros; e o mais pequeno “baby grand piano”, um pouco mais pequeno.

Piano Vertical (de armário)

Pianos verticais, são mais compactos devido à armação e às cordas serem dispostas verticalmente, estendendo-se em ambas as direções do teclado e dos martelos. É consideravelmente mais difícil produzir um som mais sensível, porque os martelos movem-se de lado, em vez de para cima contra a gravidade; no entanto, os melhores pianos verticais agora aproximam-se do nível dos grandes pianos.

Piano Digital

Destinado a simular os sons de instrumentos de teclas, principalmente o piano. É um instrumento eletrônico que produz os sons através de dados guardados digitalmente numa memória.

Como os pianos digitais produzem seu som eletronicamente, o volume pode ser mais alto ou mais suave usando um controle de volume. Os pianos digitais podem ser conectados a um amplificador de teclado ou sistema PA para produzir um som alto o suficiente para um grande local. Ao mesmo tempo, a maioria dos pianos digitais podem ser tocados usando fones de ouvido, o que significa que eles são silenciosos o suficiente para praticar em um apartamento ou quarto de hotel. Alguns pianos digitais também podem emular outros sons além do piano, os mais comuns sendo órgão de canopiano elétricoórgão Hammond e cravo.